A língua portuguesa define a palavra “educação” como o ato ou processo de educar. Para educar é necessário a construção do conhecimento, para conhecer é necessário descobrir e construir.
Pensando nisso, o + Vida de Bragança Paulista tem desenvolvido nas escolas municipais o Projeto João de Barro, que tem como principal objetivo levar ao conhecimento das crianças a importância de uma alimentação saudável.
Sido reconhecido nas escolas como uma importante ferramenta de educação alimentar, o projeto chama a atenção por se fazer valer a partir da idéia de formar um padrão alimentar mais saudável.
A participação da escola, dos profissionais de saúde, familiares e a comunidade é que faz a diferença na hora de colocar em prática esta iniciativa. “A experiência das oficinas de culinária no espaço escolar nos mostra a autonomia das crianças na escolha dos alimentos, além de proporcionar o envolvimento dos pais nessa atividade”, explica o Nutricionista da ONG Elmis Santos.
Mudar os hábitos alimentares implica em melhorar a qualidade de vida, fatores determinantes para garantir uma vida saudável, duradoura, diminuindo o risco de possíveis doenças como: obesidade, hipertensão, câncer, diabetes entre outras.
Os pais são peças determinantes para essa mudança, uma vez que deles vai depender a mudança alimentar de seus filhos, que tendem a imitar seus hábitos. “Os pais tem o poder de decisão sobre o tipo, qualidade e quantidade de alimentos comprados e oferecidos a seus filhos. Sendo assim são co-responsáveis pelo sucesso ou fracasso na educação alimentar de seus filhos”, ressalta Elmis.
O + Vida - Centro de Apoio ao Portador de Câncer tem trabalhado para levar aos cidadãos conhecimento e diversas formas de prevenção, assim ajudando a cuidar da qualidade de vida da comunidade além de atender diariamente pessoas em tratamento do câncer. Para isso é necessário dar prioridade aos jovens e crianças “educar para se ter boa alimentação, é dizer eu acredito, quero e trabalho por um adulto saudável”, encerra Elmis.
Escolas interessadas em levar o projeto para seus alunos, podem entrar em contato pelo telefone (11) 4034 0309 ou enviar email para valquiria@maisvida.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário